
Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio favorita. Assine ou siga o podcast para ser notificado sempre que um novo episódio for lançado.
O café, segunda bebida mais consumida no Brasil depois da água, tem pesado no orçamento dos consumidores. Nos últimos três meses, o preço aumentou 50%, e, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a tendência é de novas altas, impulsionadas pela valorização do dólar e por impactos das mudanças climáticas na produção.
O Brasil, líder mundial na produção de café, responde por quase 40% do mercado global e registrou um aumento de mais de 50% nas exportações no último ano, fator que também influencia os preços internos.
Para entender os motivos desse aumento expressivo, Julia Duailibi conversa com a repórter do g1, Vivian Souza, que também alerta sobre o “cafake”, uma bebida que imita o sabor do café. Em seguida, Julia entrevista José Roberto Mendonça de Barros, economista e sócio da consultoria MB Associados. Ex-secretário de política econômica do Ministério da Fazenda (1995-1998), ele analisa o cenário atual e explica por que acredita que “o pior já passou” na inflação dos alimentos.