Início Brasil Chuvas intensas atingem RJ, SP e ES e provocam alagamentos

Chuvas intensas atingem RJ, SP e ES e provocam alagamentos

COMPARTILHAR

Chuvas intensas causam alagamentos, deslizamentos e deixam centenas de desabrigados no RJ, SP e ES

Desde a tarde de sexta-feira (4), fortes chuvas têm atingido diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, provocando alagamentos, deslizamentos de terra e deixando centenas de pessoas desabrigadas. No litoral sul, a cidade de Angra dos Reis decretou situação de emergência após uma série de ocorrências graves.

Em Angra, os rios transbordaram rapidamente, resultando em mais de 15 deslizamentos. As sirenes de emergência foram acionadas em 46 bairros e alertas começaram a chegar aos celulares dos moradores ainda durante a madrugada. No Parque Mambucaba, o bairro mais afetado, muitas famílias só conseguiram deixar suas casas com a ajuda de botes.

Relatos dramáticos de moradores

O designer gráfico Adonias da Silva Dionísio relatou a perda total de seus bens:

“A água chegou no segundo andar da casa, perdemos tudo. Ficamos esperando a Defesa Civil, mas só avisaram e foram embora. Foi meu vizinho, que tem um barco, quem começou a retirar os moradores.”

Outro morador, que preferiu não se identificar, desabafou:

“É difícil. A gente luta para conquistar as coisas e, de repente, perde tudo. Consegui esconder minha moto, mas a água quase cobriu. Só agradeço por minha família estar bem.”

Voluntários também têm se mobilizado. Um pescador que ajuda na travessia de moradores disse:

“A situação é crítica. Muita gente em calamidade.”

O transporte em algumas áreas só é possível por botes, conduzidos por voluntários. Em todo o município, mais de 400 pessoas estão desalojadas. Deslizamentos também interditaram trechos da rodovia Rio-Santos.

Autoridades em alerta

O governador Cláudio Castro alertou para o risco contínuo de deslizamentos:

“O solo está completamente encharcado. Mesmo que pare de chover, qualquer volume pode causar deslizamentos. Assim que o risco diminuir, daremos início à limpeza das cidades.”

Na capital fluminense, a chuva causou estragos: uma escadaria desabou sobre uma casa (sem feridos), árvores tombaram — uma delas bloqueou a entrada do túnel Rebouças, ferindo um motociclista — e ruas da zona norte e oeste ficaram alagadas.

Na Baixada Fluminense, os municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias também registraram alagamentos, com a água invadindo casas. Na Região Serrana, Petrópolis soou sirenes para evacuação e os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram, com deslizamentos e prejuízos ao transporte público e ao abastecimento de água. Ao todo, 25 mil moradias estão em áreas de risco.

Temporais também atingem SP e ES

No litoral norte de São Paulo, as chuvas provocaram o fechamento preventivo da rodovia dos Tamoios. Em Ubatuba, o rio Angelim transbordou e o Corpo de Bombeiros precisou usar botes para resgatar moradores. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais manteve o alerta de risco para deslizamentos e inundações na região.

No Espírito Santo, uma enxurrada atingiu a cidade de Castelo, arrastando pedras e invadindo uma igreja. Em Alegre, ruas também ficaram alagadas. Apesar dos danos materiais, não há registro de desalojados ou desabrigados no estado.