Início Municípios Mundo Cúpula da Otan começa com sinal verde para a Suécia e discussão...

Cúpula da Otan começa com sinal verde para a Suécia e discussão sobre Ucrânia

COMPARTILHAR

Chefes de Estado e de governo dos países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reúnem em Vilnius, capital da Lituânia, nesta terça (11) e quarta-feira (12). Os destaques na agenda são a adesão da Ucrânia à aliança militar e o anúncio surpresa sobre o aval da Turquia para a entrada da Suécia no bloco. Esta será a primeira vez que a Finlândia participa de uma reunião como membro da organização.

Em Vilnius, a mensagem que Kiev irá receber é de que a Ucrânia só deverá ser candidata à aliança militar quando a guerra acabar. O presidente americano, Joe Biden, afirmou recentemente que não há unanimidade em trazer a Ucrânia para “a família Otan” neste momento.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, fala à imprensa, na véspera de uma cúpula da OTAN, em Vilnius, Lituânia
Imagem: YVES HERMAN/REUTERS

“Se a guerra está em andamento, estaremos todos em guerra contra a Rússia se a Ucrânia entrar na Otan agora”, ele explicou. A declaração de Biden foi um balde de água fria para a Ucrânia, que apostava em uma adesão iminente na aliança militar.

Especialistas acreditam que o sinal verde para a Ucrânia somente após o término do conflito pode significar um incentivo para a Rússia continuar esta guerra indefinidamente. Às vésperas da cúpula da Otan, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realizou uma turnê diplomática para pressionar pela adesão de seu país à organização.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/07/11/cupula-da-otan-comeca-com-sinal-verde-para-a-suecia-e-discussao-sobre-adesao-da-ucrania.htm