Com o projeto, os estudantes aprenderão a auxiliar outras pessoas, adotando medidas de prevenção a diversos riscos.
A Secretaria da Defesa Civil (Sedec), através do Programa Defesa Civil na Escola, realizou na terça-feira (19) a formatura das primeiras turmas do projeto em Pedro II, com a entrega dos coletes de agentes mirins e certificados. A cerimônia contou com a presença de alunos, professores, diretoras das Escolas Municipais Professor Manuel Cunha e Domingos Alves de Oliveira, além da prefeita Betinha Brandão e representantes da Câmara Municipal, Defesa Civil Municipal e autoridades militares.
De acordo com a coordenadora do programa, Valdite Leão, a formatura marcou o início de um novo ciclo, com planos de expandir o projeto para mais escolas em 2025. “Selecionamos cinco alunos de cada escola para formar os Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (Napdex). Durante o evento, entregamos os coletes e começamos a planejar as próximas etapas, com atividades voltadas para a implementação desses núcleos nas escolas”, explicou a gestora.
Laiane Maria, aluna do 7º ano da Escola Municipal Professor Manuel Cunha, destacou a importância do apoio dos professores durante o projeto. “Foi muito gratificante participar, pois sempre quis aprender como evitar riscos e ajudar a salvar vidas. Estou muito grata por ter adquirido esse conhecimento”, afirmou a estudante.
A diretora da Escola Municipal Domingos Alves de Oliveira, Jozélia Soares, ressaltou o impacto do programa na formação dos alunos. “O projeto trouxe um importante aprendizado sobre os riscos e como preveni-los. Nossos alunos agora sabem como agir em situações de risco, tanto para proteger a si mesmos quanto para ajudar outras pessoas”, concluiu.