Início Municípios Deputados reconhecem a importância do trabalho da Embrapa

Deputados reconhecem a importância do trabalho da Embrapa

COMPARTILHAR
No dia 18 deste mês, às 10 horas, a Câmara Municipal de Parnaíba também vai homenagear os 50 anos da Embrapa

Os 50 anos de criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), completados em 26 de abril último, e os 48 de atuação da estatal no Piauí foram festejados nesta quarta-feira 10, pela manhã, em sessão solene no plenário “Deputado Waldemar Macedo”, da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), por sugestão do deputado Vinicius Nascimento, do Partido dos Trabalhadores (PT). A sessão foi aberta precisamente às 10:30 horas, pelo presidente da Alepi, Franzé Silva, do PT. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e o canal da Embrapa no Youtube.

O primeiro a falar foi Vinicius Nascimento. Num pronunciamento de pouco mais de 15 minutos, ele fez um histórico da criação da Embrapa e destacou a importância dela para o desenvolvimento do País na agropecuária mundial. “A Embrapa é líder no desenvolvimento de ações que beneficiam toda a sociedade brasileira”, disse. Em seguida, o ex-senador Elmano Ferrer, que já dirigiu a empresa no Piauí, foi à tribuna, elogiou o trabalho dos funcionários da estatal e também historiou a fundação e as pesquisas da estatal.

O avanço com parcerias

Um vídeo institucional da Embrapa, com a marca dos 50 anos de atuação, foi exibido logo depois. Também da tribuna, o atual chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Ferreira Lima Neto, fez um pronunciamento preciso, destacando as primeiras ações empresa no País e, em particular, no Piauí, como o desbravamento e desenvolvimento dos cerrados, com a “tropicalização da produção agropecuária”. Ele ressaltou que “somente com as parcerias a Embrapa pode avançar mais ainda no desenvolvimento de tecnologias para a sociedade”.

A Embrapa Meio-Norte trabalha hoje em 95 projetos. Lidera 23 e participa diretamente em mais 72 projetos de outras unidades da estatal. Pesquisadores e analistas participam de 418 atividades de pesquisa e transferência de tecnologias.

Destacaram também o trabalho Empresa nos últimos 50 anos, em pronunciamentos da tribuna, a professora Divamélia Gomes, do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Maria de Lourdes Pereira de Sousa, líder do assentamento Marrecas, no sul do Piauí; Massayuki Franco Okawachi, representando a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; e o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. Após a sessão foi servido um coquetel.

Comemoração em Parnaíba

No dia 18 deste mês, às 10 horas, a Câmara Municipal de Parnaíba também vai homenagear os 50 anos da Embrapa. Na solenidade será entregue a Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Alcenor Candeira” à Unidade de Execução de Pesquisa (UEP), instalada no município. A sessão e a concessão da honraria foi sugerida pelo vereador Carlson Pessoa.