Início Tecnologia Durante um evento em Brasília, o governador ressaltou os avanços alcançados com...

Durante um evento em Brasília, o governador ressaltou os avanços alcançados com o uso de soluções digitais nas áreas de segurança, saúde e educação no Piauí.

COMPARTILHAR

Em um evento realizado em Brasília, o governador destacou os progressos obtidos no Piauí por meio da implementação de soluções digitais nos setores de segurança, saúde e educação.

O governador Rafael Fonteles participou da 6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI, na quarta-feira (27), onde apresentou a palestra “Transformação Digital e Inovação no Setor Público: A Experiência do Piauí no uso da Tecnologia como Ferramenta de Transformação Digital dos Serviços ao Cidadão”. O evento integrou o eixo de discussões sobre Futurismo e Experiências Imersivas.

Acompanhado de Carlos Jacobino Lima, presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal, o governador detalhou como o Piauí tem se beneficiado da tecnologia e inovação para avançar em áreas-chave, como segurança, saúde e educação, além de expandir o acesso aos serviços públicos. “A pressão por melhores serviços públicos é crescente, e com recursos limitados, a tecnologia é quem pode fornecer essa resposta”, afirmou.

A transformação digital no estado começou com a criação do Conselho de Transformação Digital, envolvendo áreas estratégicas como saúde, educação e segurança, em conjunto com a tecnologia. “Os sucessos que alcançamos são resultado da colaboração intensa entre os servidores estaduais, empresas e startups”, explicou o governador, citando programas como o de Recuperação de Celulares, Piauí Saúde Digital, Educação por Mediação Tecnológica e o registro civil digital universal.

Na educação, o governador destacou os avanços no uso de inteligência artificial nas salas de aula, incluindo a implementação do ensino de IA no currículo do ensino médio, em parceria com o Google, visando democratizar o acesso ao conhecimento.

Na área de saúde, o programa Piauí Saúde Digital tem permitido aumentar a oferta de atendimentos médicos na rede pública com custos reduzidos. “O Telessaúde está disponível para mais de 3 milhões de piauienses, permitindo consultas e exames a distância de forma ágil e com um custo de apenas um dólar por vida por mês”, detalhou Fonteles.

O governador também ressaltou o papel do Piauí como um grande produtor de energia solar e eólica, com a intenção de transformar o estado em um hub de hidrogênio verde. “Queremos ser uma fonte de energia, atrair indústrias e construir um Piauí digital e verde em um futuro próximo”, concluiu.

Fonteles ainda comentou o sucesso do Programa de Recuperação de Celulares, que já é adotado em 11 estados e foi instituído como protocolo nacional pelo Ministério da Justiça. O programa contribuiu para reduzir em 50% os roubos de celulares e possibilitou a devolução de 10 mil aparelhos. Na segurança, ele destacou o avanço no registro digital de cidadãos, com o Piauí liderando o país, tendo 25% da população já registrada, e com a meta de atingir 100% até 2026, começando pelos recém-nascidos.