As “Sala de Trauma Avançado” e “Sala Vermelha”, possibilitam cuidados totais a pacientes que chegam em estado gravíssimo (Foto: Ascom/HUT)
Um hospital que salva vidas. Com 375 leitos divididos em terapia intensiva e enfermarias, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) entre Janeiro e Junho de 2023 já salvou mais de 29.861 vidas.
Referência no atendimento a politraumatizado, o atendimento rápido e de qualidade, é importante para um melhor prognóstico do paciente, dentre as causas mais atendidas na unidade de saúde estão os motociclistas acidentados, urgências oftalmológicas, pessoas com fraturas por quedas e feridas por armas brancas e de fogo, crianças com corpos estranhos e mal súbitos relacionado a diversas causas: desde um quadro de arritmias cardíacas até doenças mais graves como infarto e AVC.
Este cenário de agilidade pode ser visto na “Sala de Trauma Avançado” e “Sala Vermelha”, que possibilitam cuidados totais, em virtude da celeridade e frequência de acompanhamento do paciente, onde os casos gravíssimos chegam e são estabilizados integrando todo o sistema de atendimento (equipes de intensivistas, diagnósticos
e centro cirúrgico) desde o momento do resgate do paciente pelo SAMU.
Diariamente, as equipes multidisciplinares do HUT atendem pacientes de alta complexidade, ou seja, atendimento aos casos que comprometem a vida e a integridade da saúde. A maioria chega em extrema gravidade, e sai do hospital com vida. “Nosso dom é salvar múltiplas vidas em mais de 15 especialidades médicas, e todos
nossos profissionais abraçam essa missão”, ressalta o médico Anderson Dantas, diretor geral.
O HUT realizou mais de 30.500 mil atendimentos em 2023, resultaram em 7.758 cirurgias, 10.672 internações, e 73.821 mil exames realizados.