Uma das inovações da edição 2025 é a expansão da programação: o festival, que costumava terminar no sábado, agora seguirá até o domingo (27), com um espetáculo especial dedicado aos alunos da rede pública estadual.
Festival Ópera da Serra da Capivara 2025 é lançado oficialmente em Teresina com novidades na programação e novo local de apresentações
A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) promoveu, nesta quinta-feira (10), no auditório Sulica, em Teresina, o lançamento oficial da 7ª edição do Festival Ópera da Serra da Capivara. O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de julho, será sediado no sítio do Mocó, em Coronel José Dias, dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara — reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade.
A solenidade de lançamento reuniu autoridades, artistas, representantes de instituições parceiras e apoiadores da cultura. Na ocasião, a diretora-geral do festival, Sádia Castro, destacou o crescimento e a repercussão nacional do evento. “A Ópera da Serra da Capivara tornou-se um dos grandes destaques culturais do país, com ampla visibilidade na mídia espontânea em veículos como Grupo Globo, Folha de S. Paulo, UOL, G1, Band, TV Clube e Revista Viagem. O reconhecimento é tanto que o Ministério do Turismo listou o festival entre os 10 principais eventos culturais e turísticos do Brasil”, ressaltou.
Neste ano, o espetáculo central será “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma adaptação inédita do clássico gótico francês de Gaston Leroux. A montagem promete uma experiência imersiva ao mesclar romance, ancestralidade e a beleza natural da paisagem do parque.
A edição 2025 também traz importantes inovações. Pela primeira vez, a programação será estendida até o domingo (27), com uma apresentação extra dedicada a estudantes da rede pública estadual. Cerca de 400 alunos do projeto “Turismo Escolar”, promovido pela Setur e Seduc, participarão da atividade, que alia educação, cultura e valorização do patrimônio.
“O Governo do Estado tem orgulho de investir neste projeto por meio do orçamento estadual, além dos incentivos via SIEC e SIETUR. A inclusão do domingo também permitirá o intercâmbio com alunos da nossa Escola Estadual de Dança Lenir Argento, proporcionando a eles o contato direto com a grandiosidade da Ópera da Serra da Capivara”, pontuou o secretário de Cultura, Rodrigo Amorim.
Outra grande mudança desta edição é o novo espaço onde ocorrerão as apresentações. Em vez do tradicional anfiteatro da Pedra Furada, o espetáculo será realizado no Anfiteatro Ancestral, localizado diante de uma imponente cortina de pedra. A escolha visa preservar os sítios arqueológicos e oferecer mais conforto ao público, além de ampliar as possibilidades cênicas com uma estrutura moderna e sustentável.
O festival também contará com uma programação formativa. Entre os dias 17 e 19 de julho, oficinas culturais serão realizadas para a comunidade de São Raimundo Nonato. Já nos dias 22 e 23, o projeto “Ópera na Cidade” levará apresentações artísticas, feira de artesanato, gastronomia local e outras atividades para a Praça do Abrigo, com acesso gratuito ao público.
Realizada pelo Governo do Piauí, por meio da Secult, a Ópera da Serra da Capivara tem o apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) e do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (SIETUR), consolidando-se como um dos maiores eventos culturais do Brasil.
