Início Cultura Festival Ópera da Serra da Capivara tem lançamento oficial realizado em Teresina.

Festival Ópera da Serra da Capivara tem lançamento oficial realizado em Teresina.

COMPARTILHAR

Uma das inovações da edição 2025 é a expansão da programação: o festival, que costumava terminar no sábado, agora seguirá até o domingo (27), com um espetáculo especial dedicado aos alunos da rede pública estadual.

Festival Ópera da Serra da Capivara 2025 é lançado oficialmente em Teresina com novidades na programação e novo local de apresentações

A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) promoveu, nesta quinta-feira (10), no auditório Sulica, em Teresina, o lançamento oficial da 7ª edição do Festival Ópera da Serra da Capivara. O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de julho, será sediado no sítio do Mocó, em Coronel José Dias, dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara — reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A solenidade de lançamento reuniu autoridades, artistas, representantes de instituições parceiras e apoiadores da cultura. Na ocasião, a diretora-geral do festival, Sádia Castro, destacou o crescimento e a repercussão nacional do evento. “A Ópera da Serra da Capivara tornou-se um dos grandes destaques culturais do país, com ampla visibilidade na mídia espontânea em veículos como Grupo Globo, Folha de S. Paulo, UOL, G1, Band, TV Clube e Revista Viagem. O reconhecimento é tanto que o Ministério do Turismo listou o festival entre os 10 principais eventos culturais e turísticos do Brasil”, ressaltou.

Neste ano, o espetáculo central será “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma adaptação inédita do clássico gótico francês de Gaston Leroux. A montagem promete uma experiência imersiva ao mesclar romance, ancestralidade e a beleza natural da paisagem do parque.

A edição 2025 também traz importantes inovações. Pela primeira vez, a programação será estendida até o domingo (27), com uma apresentação extra dedicada a estudantes da rede pública estadual. Cerca de 400 alunos do projeto “Turismo Escolar”, promovido pela Setur e Seduc, participarão da atividade, que alia educação, cultura e valorização do patrimônio.

“O Governo do Estado tem orgulho de investir neste projeto por meio do orçamento estadual, além dos incentivos via SIEC e SIETUR. A inclusão do domingo também permitirá o intercâmbio com alunos da nossa Escola Estadual de Dança Lenir Argento, proporcionando a eles o contato direto com a grandiosidade da Ópera da Serra da Capivara”, pontuou o secretário de Cultura, Rodrigo Amorim.

Outra grande mudança desta edição é o novo espaço onde ocorrerão as apresentações. Em vez do tradicional anfiteatro da Pedra Furada, o espetáculo será realizado no Anfiteatro Ancestral, localizado diante de uma imponente cortina de pedra. A escolha visa preservar os sítios arqueológicos e oferecer mais conforto ao público, além de ampliar as possibilidades cênicas com uma estrutura moderna e sustentável.

O festival também contará com uma programação formativa. Entre os dias 17 e 19 de julho, oficinas culturais serão realizadas para a comunidade de São Raimundo Nonato. Já nos dias 22 e 23, o projeto “Ópera na Cidade” levará apresentações artísticas, feira de artesanato, gastronomia local e outras atividades para a Praça do Abrigo, com acesso gratuito ao público.

Realizada pelo Governo do Piauí, por meio da Secult, a Ópera da Serra da Capivara tem o apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) e do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (SIETUR), consolidando-se como um dos maiores eventos culturais do Brasil.