Início Cultura FMC 100 dias: iniciativas contínuas promovem cultura e lazer para todos

FMC 100 dias: iniciativas contínuas promovem cultura e lazer para todos

COMPARTILHAR

Nos primeiros 100 dias da nova gestão da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), foi reafirmado o compromisso com um de seus pilares mais importantes: as Ações Permanentes. Grupos como o Balé da Cidade, as Orquestras Sinfônica, Sanfônica e de Violões, a Banda 16 de Agosto, além dos projetos Banda Escola e Orquestra Escola, seguem encantando o público com apresentações por toda Teresina.

São 100 dias de uma nova gestão (Foto: Ascom FMC)


Com quase três décadas de atuação, o Balé da Cidade de Teresina continua levando a arte para diferentes públicos e espaços. Neste início de ano, o grupo retomou suas atividades no Teatro João Paulo II, marcando o começo da temporada 2025. Desde então, participou de duas edições do projeto Arte na Praça, promovido pela FMC, com apresentações na Praça Rio Branco e no Parque da Cidadania. O grupo também integrou a programação do Artes de Março 2025, no Teresina Shopping, e esteve presente nas estreias dos projetos Terças da Casa e Dança Casa, ambos realizados no Teatro João Paulo II.

O projeto Banda Escola manteve sua missão de formar jovens músicos e fortalecer a cultura local. As apresentações do grupo marcaram presença em eventos como o Arte na Praça e em celebrações comunitárias, como a missa das crianças na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Vila Bandeirantes.

Reconhecida como um dos principais símbolos culturais da capital, a Orquestra Sinfônica de Teresina permanece ativa nos grandes eventos da cidade. Recentemente, a orquestra deu início aos ensaios para a abertura da temporada 2025 e se apresentou também no Arte na Praça. Já a Orquestra Sanfônica “Seu Dominguinhos” participou de eventos como o Carnaval Solidário, Arte na Câmara e o Congresso Nacional de Nefrologia.

A Orquestra de Violões também teve atuação marcante neste período, com destaque para as apresentações no Arte na Praça. A Banda 16 de Agosto, por sua vez, esteve presente em diferentes ações sociais e culturais, como os bailes de Carnaval em casas de repouso, a homenagem aos garis na rua Treze de Maio, a solenidade do Dia da Mulher na Câmara Municipal, o Bloquinho da Terceira Idade na UESPI e a abertura do Tríduo de São José. O grupo segue com seus ensaios no Palácio da Música, preparando-se para a nova temporada.

Esse início de gestão foi marcado por uma intensa agenda cultural, que reforça o papel da FMC na promoção do acesso à arte e na valorização dos artistas locais, oferecendo formação, visibilidade e profissionalização contínua.