Início Meio Ambiente Governador Condena Incêndios Criminosos e Ressalta Redução de Queimadas no Piauí em...

Governador Condena Incêndios Criminosos e Ressalta Redução de Queimadas no Piauí em Comparação ao Ano Anterior

COMPARTILHAR

O estado registrou uma queda de 43% no número de queimadas em setembro de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Durante uma visita oficial a Picos nesta quarta-feira (2), o governador Rafael Fonteles ressaltou os esforços do Piauí para diminuir as queimadas e condenou os incêndios criminosos. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o estado reduziu em 43% o número de queimadas em setembro de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Fonteles enfatizou que o combate aos incêndios é um desafio que requer o envolvimento de toda a sociedade. “O Piauí foi um dos poucos estados do Brasil a reduzir as queimadas em relação ao ano passado. Ainda não estamos satisfeitos, queremos avançar mais, punir os responsáveis por incêndios provocados de forma irresponsável e estamos trabalhando para melhorar a legislação”, afirmou.

O governador também alertou para os efeitos das mudanças climáticas que já afetam o cotidiano em todo o país. “Vemos que em outras regiões, como a Amazônia, o Pantanal e até São Paulo, a situação é muito mais grave. Isso nos alerta para a necessidade de acelerar o processo de descarbonização e substituir combustíveis fósseis por alternativas mais limpas”, acrescentou.

Decreto

O Governo do Piauí, por meio da Semarh, já havia emitido uma portaria que proíbe o uso do fogo por 60 dias, entre 17 de setembro e 17 de novembro de 2024, com possibilidade de extensão caso as condições climáticas assim exijam.

Redução do desmatamento no Cerrado

De acordo com o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil de 2023 (RAD), elaborado pelo MapBiomas, o Piauí apresentou uma redução de 8,3% no desmatamento total. Especificamente no Cerrado, a queda foi de 15%, indo na contramão dos índices nacionais de desmatamento.