Início Meio Ambiente Governo do Piauí intensifica ações de proteção ambiental em babaçuais

Governo do Piauí intensifica ações de proteção ambiental em babaçuais

COMPARTILHAR

No encontro, foi destacada a colaboração contínua entre a Semarh e o Movimento de Mulheres Quebradeiras de Coco (MIQCB) para combater a derrubada ilegal de babaçuais.

Em reunião realizada nesta terça-feira (17) com o Movimento de Mulheres Quebradeiras de Coco (MIQCB), o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Oliveira, reafirmou o compromisso da Secretaria em monitorar e fiscalizar o desmatamento nos babaçuais do Piauí. A ação está alinhada com a Lei Babaçu Livre, nº 7.888, de 9 de dezembro de 2022, que proíbe a derrubada de palmeiras de babaçu.



Durante o encontro, a parceria entre a Semarh e o MIQCB foi fortalecida para combater as derrubadas ilegais. Foram discutidos os impactos ambientais nas áreas afetadas e a necessidade de reconhecer oficialmente os babaçuais. Também foi decidido que as multas aplicadas pela Secretaria serão revertidas para as comunidades afetadas pelos danos causados pelo desmatamento.

Marinalda Rodrigues, coordenadora executiva do MIQCB-Regional Piauí e quebradeira de coco, elogiou a reunião e o comprometimento da Semarh. “O encontro foi muito produtivo. A Semarh se comprometeu a apoiar o combate ao desmatamento e a proteger as áreas demarcadas, além de impedir que as já devastadas sejam ainda mais afetadas”, afirmou.

O secretário Daniel Oliveira destacou a importância do diálogo com o Movimento para a preservação dos babaçuais. “A Lei reconhece as atividades de coleta e quebra de coco babaçu como patrimônio cultural do Piauí. Com a reunião de hoje, reforçamos nosso compromisso de proteger os direitos das quebradeiras e preservar essa tradição cultural”, concluiu.