Início Municípios Mundo Incêndios florestais atingem novamente a região de Los Angeles e forçam 19...

Incêndios florestais atingem novamente a região de Los Angeles e forçam 19 mil pessoas a evacuarem

COMPARTILHAR

Novos incêndios florestais foram registrados nesta quarta-feira (22) na região de Los Angeles, nos Estados Unidos, forçando pelo menos 19 mil pessoas a deixarem suas casas devido às chamas.

As labaredas se propagaram rapidamente em uma área localizada a cerca de 80 km de Los Angeles. Ventos fortes e a vegetação seca têm intensificado o fogo. Para combatê-lo, helicópteros e aeronaves foram mobilizados, além de aproximadamente 1.100 bombeiros, de acordo com autoridades locais.

A área atingida pelo incêndio já soma 32 km², equivalente a mais de 4 mil campos de futebol. O trabalho dos brigadistas está sendo dificultado pelo acúmulo de ocorrências, já que eles ainda lidam com focos de incêndios anteriores, que resultaram em 28 mortes nos primeiros dias de janeiro.

O balanço mais recente apontava que os incêndios Eaton e Palisades, iniciados em 7 de janeiro, estão 91% e 68% controlados, respectivamente. Esses dois focos devastaram, em 15 dias, uma área quase equivalente ao tamanho de Washington, D.C., capital dos Estados Unidos.

Os novos incêndios registrados nesta quarta-feira também levaram ao fechamento de parques e colocaram outras 16 mil pessoas em alerta.

A seca prolongada no sul da Califórnia, que já dura nove meses, tem agravado as condições para o surgimento de novos incêndios. No entanto, há previsão de chuva para o fim de semana.

De acordo com a AccuWeather, especializada em meteorologia, os prejuízos econômicos decorrentes desses incêndios podem ultrapassar US$ 250 bilhões (R$ 1,4 trilhão). Mais de 16 mil imóveis, incluindo empresas e mansões de celebridades, já foram destruídos pelas chamas.