Início Piauí Jovem Senador: Estudante do Piauí inicia sua experiência em Brasília

Jovem Senador: Estudante do Piauí inicia sua experiência em Brasília

COMPARTILHAR

Pedro Lucas Martins Saboia Silva assume seu mandato como um dos 27 Jovens Senadores.

O estudante Pedro Lucas Martins Saboia Silva, que conquistou a Etapa Estadual do Concurso Jovem Senador 2024 promovido pelo Senado Federal, iniciou sua jornada legislativa na última segunda-feira (5). Ele é aluno da rede pública de ensino do Piauí e assumiu o mandato ao lado de outros 26 Jovens Senadores, que representam todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. A Semana de Vivência Legislativa está sendo realizada em Brasília (DF) de 5 a 9 de agosto.

Originário de São Miguel do Tapuio, Pedro Lucas estuda no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Rosaura Muniz Barreto, sob a gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Acompanhado pela professora Maria Deurene Cavalcante, ele participa ativamente das atividades da Semana de Vivência Legislativa, onde recebe orientações importantes e participa das sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.

“Quero poder absorver o máximo desta experiência no Senado Federal. Por meio das propostas que iremos discutir com os colegas, acredito que chegaremos no consenso para aprovar as melhores ideias e, assim, levar o que aprendemos para contribuir com o nosso estado”, disse Pedro Lucas.

O mandato de Jovem Senador do Piauí permite ao estudante conhecer a rotina dos parlamentares e propor sugestões que podem ser transformadas em Projetos de Lei. Ele participará ainda de visitas guiadas, palestras, debates e simulações de atividades legislativas, além de conhecer a estrutura e o funcionamento do Senado.

Nas sessões, os jovens apresentam seus projetos para serem votados em sessão plenária e, por meio de suas ideias legislativas, têm a possibilidade de intervir ativamente.

Pedro Lucas garantiu seu mandato como Jovem Senador ao vencer o Concurso de Redação no âmbito estadual, entre as 102 escolas públicas de Ensino Médio participantes da iniciativa. Sua redação foi destaque ao abordar o tema “Os 200 Anos do Senado e os Desafios para o Futuro da Democracia” de forma reflexiva e destacando o papel do Senado Federal na construção da democracia brasileira.

O secretário da Seduc, Washington Bandeira, destacou a importância da jornada parlamentar na formação dos estudantes e do protagonismo estudantil durante o momento.

“O Pedro Lucas é mais um Estudante Seduc que exerce o seu protagonismo ao destacar o nome do Piauí no âmbito nacional. Ele inicia a sua jornada de Vivência Legislativa como Jovem Senador em Brasília, tendo a experiência de simulações de atividades parlamentares, participando de comissões, sugerindo propostas legislativas e contribuindo para o fortalecimento da sociedade nessa valiosa experiência educacional e cidadã”, disse o secretário.

PROGRAMA JOVEM SENADOR

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa para o desenvolvimento da consciência política e cidadã entre os jovens. Ao participar do Concurso de Redação, os estudantes têm a oportunidade conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo enquanto jovem cidadão.

Fonte: Governo do Piauí