Início Municípios Mundo Missões internacionais impulsionam empresas piauienses no mercado global

Missões internacionais impulsionam empresas piauienses no mercado global

COMPARTILHAR

Além de promover as potencialidades do estado, as missões incluem encontros comerciais, propostas de cooperação e investimentos em diferentes setores, com destaque para energias renováveis, visando o desenvolvimento do Piauí.

A expansão das relações comerciais do Piauí com o exterior é uma prioridade na política econômica do Governo do Estado. As missões internacionais lideradas pelo governador Rafael Fonteles, organizadas pela Investe Piauí, são uma estratégia essencial para esse crescimento, trazendo resultados positivos. O intercâmbio de informações cria novas oportunidades para empresas piauienses se projetarem no mercado global.


Um exemplo de sucesso é o empresário Luciano Bandeira, da AUGE Agrocarnaúba LTDA, que participou da Missão Empresarial do Piauí em Xiamen, na China. Luciano destacou o impacto das missões promovidas pela Investe Piauí, tanto em Portugal quanto na China em 2023, que resultaram na expansão de suas exportações para mais de 30 países. “Antes de Portugal, nossas vendas eram limitadas ao mercado local, com alcance máximo no sul do Brasil. Hoje, graças às missões, já exportamos para 32 países e conseguimos enviar o produto pronto para o consumo final”, celebrou.

Desde o início de 2023, Rafael Fonteles tem visitado América do Norte, Ásia, África, Europa e Oceania em missões oficiais que buscam inserir o Piauí no cenário internacional. Além de promover as potencialidades do estado, esses compromissos envolvem negociações comerciais, propostas de cooperação e investimentos em áreas como energias renováveis, essenciais para o desenvolvimento do Piauí.

Fonteles acredita que o governo tem o papel de fortalecer as relações entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade civil para promover o desenvolvimento. “A Investe Piauí é um instrumento fundamental para criar essa sinergia. Ela acompanha tanto os investidores que desejam investir no Piauí quanto os empreendedores piauienses que buscam ampliar suas parcerias comerciais dentro e fora do país”, explicou o governador.

Na China, um grupo de 80 empresários piauienses participará de um Encontro de Negócios com comerciantes da província de Fujian, visando estabelecer novas parcerias. Além disso, eles terão a oportunidade de visitar a Feira de Cantão, a maior feira de importação de produtos do mundo, para explorar novas ideias e oportunidades de negócios.

O jovem empresário Gustavo Oliveira expressou sua gratidão pela oportunidade de participar da missão. “Como pequeno empreendedor, é uma chance única poder estreitar os laços comerciais da nossa empresa, algo muito especial para nós”, declarou emocionado.