A época de temperaturas mais elevadas no Estado é caracterizada pelo aumento significativo de incêndios em áreas de vegetação.
Com a chegada das altas temperaturas, a umidade do ar diminui, deixando a vegetação mais seca e vulnerável a incêndios. No Nordeste, esse período mais quente é conhecido como B-R-O-Bró e as temperaturas podem alcançar até 40°C.
As áreas mais quentes e com menores índices de umidade são monitoradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, em parceria com a Defesa Civil. Devido ao aumento dos incêndios florestais nesse período, o Corpo de Bombeiros do Piauí intensificou suas operações de combate ao fogo em diversas regiões do estado.
Entre janeiro e setembro de 2024, o Corpo de Bombeiros atendeu a 442 ocorrências de incêndios florestais, sendo que somente nos meses de agosto e setembro, foram registradas 284 delas. As equipes estiveram em cidades como Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras, Itainópolis, e muitas outras para atender às emergências.
“O Corpo de Bombeiros atua intensamente nesse período crítico, com equipes de plantão e unidades de pronto emprego para atender as ocorrências, especialmente em áreas mais distantes das bases fixas”, explicou o coronel Egídio Leite, comandante operacional dos Bombeiros no Piauí.
Ele também destacou a importância da cooperação entre o Corpo de Bombeiros, a Secretaria do Meio Ambiente, o Ibama, a Polícia Militar e brigadas municipais no combate aos incêndios.