A prova da Olimpíada Interna de Física (Olinfi) será realizada na próxima quarta-feira (23), contando com a participação de todos os estudantes do Ensino Médio.
Um grupo de alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, situado em Altos, criou a Olimpíada Interna de Física (Olinfi) com o objetivo de incentivar a participação da comunidade escolar nas competições de conhecimento. A prova está marcada para a próxima quarta-feira (23).
Com o intuito de auxiliar na preparação para essas competições, os membros do Grêmio Estudantil ‘Visão Jovem’ apresentaram à direção escolar a ideia de uma olimpíada interna focada na área da Física, visando preparar os alunos do ensino médio.
“Os estudantes do Grêmio trouxeram o edital da olimpíada e nós oferecemos suporte com o calendário, auxílio dos professores na definição do nível das provas, além de outras questões logísticas. Eles estão engajando os alunos, buscando premiações e exercendo um papel de liderança ao organizarem a olimpíada”, explicou Clemilda Almeida, diretora do Ceti.
As mobilizações realizadas pelo grêmio estudantil, por meio de encontros nas áreas comuns da escola e do uso das redes sociais, têm sido estratégias eficazes para envolver os 432 alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio na Olimpíada Interna de Física (Olinfi).
Buscando desenvolver o protagonismo dos estudantes, eles próprios criaram o edital da Olinfi, planejaram as premiações e contaram com o apoio da gestão escolar e dos professores do Ceti para organizar a prova. Esse suporte incluiu a elaboração das questões e a correção das respostas. Luís Guilherme Monteiro Caldas, presidente do Grêmio Estudantil “Visão Jovem”, está otimista quanto ao impacto positivo do engajamento dos alunos.
“A Olinfi é uma iniciativa do nosso grêmio com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pelas olimpíadas de conhecimento, especialmente na área de física. Nosso principal propósito é motivar os alunos a participarem de competições externas, com a meta de aumentar o número de medalhas conquistadas pelos estudantes da Seduc”, afirmou o presidente do grêmio.