Início Economia Obra da avenida Dom Hélder Câmara avança com previsão de entrega para...

Obra da avenida Dom Hélder Câmara avança com previsão de entrega para dezembro deste ano

COMPARTILHAR

Prefeito Dr. Pessoa vistoria obra de drenagem da avenida Dom Hélder Câmara. Foto: Dantércio Cardoso

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve, na manhã desta terça-feira (24), vistoriando a obra de drenagem da avenida Dom Hélder Câmara, na zona Leste da cidade. A avenida será a primeira via de pavimento rígido do Piauí. A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) é a responsável pela execução.

A obra na avenida Dom Hélder Câmara contempla a implantação de pavimento rígido e de uma rede de drenagem em cerca de 1 km de extensão da via. O serviço está orçado em pouco mais de R$ 9 milhões.

Segundo Dr. Pessoa, os serviços para conclusão da obra estão em ritmo acelerado, com previsão de inauguração ainda para o mês de dezembro deste ano.

“Estamos aqui acompanhando o andamento da obra de drenagem e pavimento rígido da avenida Dom Hélder Câmara, é satisfatório ver os serviços fluindo, conforme o cronograma de execução. Está obra vai beneficiar uma parte da zona Leste da capital, melhorando os acessos e mobilidade dessa região, além de sanar os problemas de alagamento e acúmulos de água no trecho”, ressaltou o gestor.

O pavimento rígido é composto por uma camada de concreto armado, que é projetada para suportar cargas pesadas e resistir ao desgaste causado pelo tráfego intenso. Nessa avenida há muito tráfego de caminhões e o concreto armado tem uma elevada resistência à compressão, o que o torna capaz de suportar o peso de veículos pesados sem sofrer deformações significativas.

De acordo com o presidente da ETURB, João Duarte, essa é primeira obra da capital que está sendo realizada com pavimento rígido.

“Esta obra será a primeira a ser implantado no estado com pavimento rígido, no qual encontra-se na fase de compactação de base, onde está sendo construído um canal, preparação do solo para receber o pavimento em concreto usinado, sendo feito próximo a BR que é a questão do macadame, em breve também será colocado aqui o dissipador de energia, para essa água não chegar com tanta força na BR, vai ser feita a cada 20 metros”, explicou.

O engenheiro responsável da obra, Gilson Ferreira, detalhou sobre o andamento e os próximos passos a serem realizados até dezembro.

“A gente está hoje na parte da terraplenagem, estamos com o canal aberto, dando início ao macadame, que é o processo que vai receber, onde vamos usar o pavimento rígido concreto. Tudo está sendo executado por etapas, já finalizamos a drenagem, a tumulação de drenagem de 1200, aí estamos dando continuidade com o canal aberto, estando com 40% já executado”, disse.