Todo o processo de monitoria é supervisionado de forma rigorosa por professores. Os mentores ajudam na elaboração do plano de aula e também na avaliação dos monitores, utilizando relatórios para esse acompanhamento.
A rotina de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolve aulas, revisões, provas e simulados, exigindo muito dos candidatos que almejam uma vaga no Ensino Superior. Para os 1.823 estudantes monitores da educação básica nas escolas sob a administração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a preparação teve um diferencial no trabalho de monitoria promovido pelo Programa Oportunidade Jovem.
Como monitora de matemática e aluna do 3º ano no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Julia Nunes Alves, Maria Rita Araújo teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na disciplina enquanto ajudava seus colegas ao longo do ano.
“A monitoria foi essencial para os meus estudos para o Enem, que é meu principal objetivo. Sempre que alguém vinha com uma dúvida, eu revisava o assunto e aprendia ainda mais, para poder explicar da melhor maneira aos meus colegas”, relata a jovem.
A colega de classe Maria Clara Miranda, monitora de português, teve uma experiência semelhante. Para ela, o trabalho de monitoria se alinhou perfeitamente à sua habilidade de se comunicar com facilidade.
“Foi um processo muito produtivo. Eu consegui me aprofundar nos conteúdos, pois, ao ensinar, é necessário estudar e se preparar. Sempre adotei essa abordagem de estudo, onde falo sobre os temas, pois é uma maneira prática de fixar o conhecimento”, explica.
Todo o trabalho de monitoria é supervisionado de forma próxima pelos professores, que ajudam na elaboração do plano de aula e na avaliação dos monitores, utilizando relatórios para esse acompanhamento.
“Nós elaborávamos o plano de aula em conjunto com os professores, que nos orientavam. Também criávamos relatórios sobre as aulas que ministramos. Minha monitora é muito carinhosa e sempre me apoiou bastante. Dessa forma, é uma relação muito gratificante entre aluno e professor”, assegura Maria Clara.
Além de contribuir para o aprendizado, os estudantes monitores recebem uma bolsa de R$ 350,00 durante nove meses, de abril a dezembro. O pagamento é realizado via PIX.
“Recebo essa bolsa todos os meses, pontualmente, e ela tem sido uma grande ajuda, tanto para auxiliar em casa quanto para atender às minhas próprias necessidades. Com esse valor, consegui pagar o cursinho preparatório que tanto desejava”, explica Maria Rita.