O UNICEF reconheceu 94 municípios do Piauí pelos avanços nas políticas voltadas para crianças e adolescentes. Esses municípios se destacaram ao superar a média nacional nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Na manhã desta terça-feira (3), o UNICEF premiou 94 municípios do Piauí pelos avanços nas políticas públicas para crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. Essas cidades se destacaram por superarem a média nacional em áreas essenciais como educação, saúde e assistência social.
O governador Rafael Fonteles celebrou o reconhecimento, ressaltando a importância de fortalecer as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. “É uma felicidade participar deste momento histórico em que 94 municípios piauienses recebem da Unicef um selo que demonstra o compromisso dessas cidades com as políticas públicas para a infância e adolescência”, afirmou.
Rui Aguiar, chefe de escritório do UNICEF para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, também comemorou o resultado alcançado pelos municípios, destacando que “essa é a maior conquista do Piauí na área da infância e adolescência nos últimos 30 anos”. Ele ainda ressaltou que a municipalização da educação, saúde e assistência social tem sido um passo importante para o progresso do país.
O governador Fonteles também destacou a importância de uma gestão baseada em dados e indicadores para alcançar esses avanços. “Ficamos felizes em ver que cada vez mais os gestores estão baseando sua administração por indicadores concretos, porque aquilo que não é medido, não pode ser melhorado”, afirmou.
Entre os avanços registrados entre 2021 e 2024, os municípios piauienses premiados pelo Selo Unicef apresentaram melhorias significativas na saúde, como o aumento da cobertura da vacina tríplice viral D2 de 64,9% para 81,6%, superando a média nacional. Além disso, 120 municípios aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), uma ação do UNICEF para acelerar a imunização infantil.
Na área da educação, 134 municípios atingiram suas metas de renovação de matrícula de crianças e adolescentes nas escolas municipais, através da iniciativa Busca Ativa Escolar (BAE), também promovida pelo UNICEF.
Prefeitos dos municípios premiados destacaram o impacto da premiação em suas comunidades. A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, enfatizou o compromisso da cidade com as políticas públicas para crianças e adolescentes. “Essa premiação mostra nosso compromisso com a criança e com o adolescente de Piripiri. Estamos entre os 94 municípios contemplados, o que demonstra que estamos cumprindo as metas estabelecidas pela nossa gestão. Piripiri hoje é reconhecida como uma cidade que mais vacina e que prioriza a permanência das crianças na escola”, concluiu.