A operação intensifica a fiscalização rigorosa e as revistas detalhadas, aumenta o número de agentes nas passarelas dos presídios e realiza abordagens a reeducandos que estão sob monitoramento eletrônico.
A Secretaria da Justiça deu início, nesta quinta-feira (28), à “Operação Dominatus”, com o intuito de fortalecer a segurança e ampliar a presença da Polícia Penal nas unidades prisionais do Piauí, tanto na capital quanto no interior, até 5 de janeiro de 2025.
Durante a operação, após uma vistoria nas celas da Penitenciária Mista de Parnaíba, os policiais penais descobriram um buraco em formação e uma corda fabricada pelos detentos. O gerente da unidade, Fernando Caldas, informou que o problema é restrito a um pavilhão da penitenciária, e os líderes responsáveis já foram identificados, com a previsão de transferência para outro presídio do estado.
A operação inclui a intensificação de revistas minuciosas e estruturais, o aumento do efetivo nas passarelas dos presídios e a abordagem de reeducandos sob monitoramento eletrônico.