A ação reuniu alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Felismino Freitas, localizado no bairro Mocambinho, em Teresina (PI).
A menos de 50 dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes da rede estadual de ensino podem usufruir de novos recursos para intensificar a preparação para as provas. Nessa segunda-feira (23), as equipes do Pré-Enem Seduc realizaram uma ação demonstrativa sobre as funcionalidades da plataforma do Canal Educação, um programa de ensino mediado por tecnologia.
A ação reuniu alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Felismino Freitas, localizado no bairro Mocambinho, em Teresina (PI).
Os estudantes terão disponíveis videoaulas curtas, simulados, plano de estudos personalizado, trilhas de aprendizagem, uso da inteligência artificial na correção da redação, mentoria, gamificação, metaverso, entre outros recursos.
“Estamos ampliando os recursos para que as escolas fortaleçam o ensino com o uso da tecnologia e inovação”, explica o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Na oficina, os alunos aprenderam a se cadastrar na plataforma e conheceram mais sobre cada uma das funcionalidades. Além do acesso pelo computador no laboratório de redação da escola, o Canal Educação também disponibiliza um aplicativo que pode ser baixado em dispositivos móveis. Com o celular, os estudantes poderão estudar de onde estiverem.
Os professores do Canal Educação construíram os conteúdos baseados na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o algoritmo usado pelo Enem para corrigir e atribuir notas às questões da prova. Essa teoria legitima a avaliação e os conhecimentos dos alunos que a realizam, proporcionando conteúdos que aproximam os estudantes da realidade da prova.
Sunamita Suellen Matos, que pretende cursar Medicina, expressou sua empolgação em relação aos recursos da plataforma.
“Estou muito animada com os recursos que o Canal Educação oferece. A visita das equipes da Seduc foi excelente, pois pude conhecer melhor as ferramentas que vou utilizar para me preparar para o Enem. Acredito que, com essas videoaulas e simulados, além da correção inteligente das redações, terei mais confiança para alcançar meu objetivo. Estudar com tecnologia vai fazer toda a diferença na minha preparação para Medicina”, afirmou.
Além do Ceti Felismino Freitas, outras escolas receberão a visita das equipes do Pré-Enem Seduc durante a semana. São elas: Ceti Monsenhor Raimundo Nonato Melo, Ceti Residencial Pedra Mole, Ceti José Amável, Ceti Joca Vieira, Ceti Raldir Cavalcante Bastos, Ceti Julia Nunes, Ceti Maria da Conceição Salomé, Ceti Fontes Ibiapina, Ceti Monsenhor Cícero Portela, Unidade Escolar Antônio Maria Madeiro e Ceti Padre Antônio José do Rêgo.
Fonte:Governo do Piauí