
A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), realizará audiência pública neste sábado (21) para tratar sobre o processo de regularização fundiária no Residencial Dandara dos Cocais, localizado na região da Santa Maria da Codipi, zona norte da cidade.
A audiência será realizada às 9h, na Escola Municipal Poeta da Costa e Silva e todos os moradores estão convocados para participar.
“A regularização fundiária do Dandara dos Cocais é alvo do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o IFPI, a Defensoria Pública do Piauí e a ETURB, com o objetivo de beneficiar centenas de famílias teresinenses. No Dandara dos Cocais, a estimativa é que cerca de 300 famílias recebam o registro de seus imóveis”, afirma a coordenadora da REURB, Camilla Rosal.
No último dia 15 de setembro, alunos e professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizaram o levantamento topográfico do perímetro do residencial. Eles são responsáveis pela parte de georreferenciamento do processo, acompanhados pela Coordenação de Projetos da ETURB. Já a Defensoria Pública atua juntamente às famílias, auxiliando na parte da documentação necessária.
“A audiência pública é a última fase antes do início do cadastro das famílias. Na audiência, explicamos aos moradores como ocorre a regularização do imóvel, os documentos necessários para conseguir o registro e a importância disso para eles”, acrescenta a diretora da REURB, Thaís Rosal.
Meta do ano
O presidente da ETURB, João Duarte, frisa que agilizar os processos de regularização fundiária é uma determinação do prefeito Doutor Pessoa, para atingir a meta de regularizar 10 mil imóveis até o final do ano, abrangendo 30 núcleos urbanos.
“Temos buscado alternativas para agilizar e facilitar o nosso trabalho e temos avançado bastante. Trabalhamos muito para ajustar o sistema para atender ao que precisamos e agora aumentamos a equipe. Nosso objetivo é realizar o sonho das pessoas de terem o documento de seu imóvel, de terem segurança jurídica”, afirma o presidente João Duarte.