Início Municípios Mundo Primeiro-ministro britânico reafirma apoio à Ucrânia em conflito com a Rússia

Primeiro-ministro britânico reafirma apoio à Ucrânia em conflito com a Rússia

COMPARTILHAR

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reafirmou neste sábado (1º) o apoio do Reino Unido à Ucrânia durante um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Londres.

“Estamos ao seu lado e ao lado da Ucrânia pelo tempo que for necessário”, declarou Starmer ao líder ucraniano durante a reunião na residência oficial em Downing Street.

Zelensky está no Reino Unido para participar de uma cúpula com líderes europeus que discute um plano de paz para a Ucrânia. Durante o encontro, os dois países assinaram um acordo de empréstimo para fortalecer as capacidades de defesa ucranianas na guerra contra a Rússia. Segundo a agência Reuters, o valor é de 2,26 bilhões de libras (cerca de R$ 16,7 bilhões na cotação atual).

A chegada de Zelensky à residência oficial do premiê foi recebida com aplausos por uma multidão. “Espero que você tenha ouvido os aplausos na rua. Essas são as pessoas do Reino Unido demonstrando o quanto apoiam você e nossa determinação absoluta de estar ao seu lado”, disse Starmer.

Neste domingo (2), Zelensky também se encontrará com o rei Charles III na propriedade de Sandringham, no leste da Inglaterra, segundo o jornal britânico The Sun. “Estou muito feliz que Sua Majestade o Rei aceitou meu encontro amanhã”, afirmou o presidente ucraniano.

A visita de Zelensky ocorre após um bate-boca com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, na sexta-feira (29). Durante a reunião, Trump ameaçou retirar o apoio americano à Ucrânia, o que acendeu alertas entre aliados europeus. Starmer e o presidente francês, Emmanuel Macron, tentaram persuadir Trump a manter o auxílio a Kiev.

O Reino Unido tem sido um dos principais apoiadores da Ucrânia desde o início da invasão russa, e o rei Charles III já elogiou a “determinação e força” do povo ucraniano diante do conflito.