Início Acessibilidade Programa Entenda Minhas Mãos será promovido para os servidores do TCE-PI.

Programa Entenda Minhas Mãos será promovido para os servidores do TCE-PI.

COMPARTILHAR

Nesta quarta-feira (25), o secretário da Sead, Samuel Nascimento, formalizou a assinatura do Termo Aditivo nº 1, que se refere à Cooperação Técnica nº 02/2023, relacionada ao Programa.

Os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) estão oficialmente integrados ao programa Entenda Minhas Mãos, que se destina a capacitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva no setor público. Nesta quarta-feira (25), foi assinado o Termo Aditivo nº 1, referente à Cooperação Técnica nº 02/2023, que estabelece as diretrizes do programa. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGC), em colaboração com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).


A assinatura do termo foi realizada pelo secretário da Sead, Samuel Nascimento, em conjunto com Mauro Eduardo, secretário da Seid; Evandro Alberto, reitor da Uespi; Kleber Eulálio, diretor-geral da EGC; Valéria Leal, diretora-executiva da EGC; Carlos Alberto Moura, diretor de Gestores da Escola de Governo; e a conselheira Rejane Dias, que coordena o Comitê Local de Acessibilidade e Inclusão do TCE-PI.



Com o termo assinado, será oferecido um Curso de Libras destinado aos servidores do TCE-PI, com a primeira turma já formada por 68 participantes. As aulas têm início programado para o dia 2 de outubro e ocorrerão nas instalações da EGC. O curso terá uma carga total de 120 horas, divididas em 60 horas presenciais e 60 horas de atividades assíncronas, com encontros semanais às quartas-feiras, cada um com 3 horas de duração.

Samuel Nascimento enfatizou que o programa “Entenda Minhas Mãos” é uma iniciativa de inclusão no serviço público com reconhecimento nacional. “Já formamos diversas turmas dentro do Governo do Estado e, com este aditivo, estamos expandindo para o TCE-PI. Essa formação é crucial para garantir um atendimento inclusivo e apropriado ao público nas repartições”, destacou.

Iniciado em agosto de 2023, o programa já capacitou 79 servidores em Libras. Neste semestre, novas turmas estão sendo formadas, que atenderão mais 106 servidores. O programa oferece cursos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para capacitar os servidores estaduais a atender pessoas surdas que buscam ou atuam em órgãos públicos do Estado.