Início Piauí Rafael Fonteles Lança Programa Saúde Digital em Alagoinha do Piauí

Rafael Fonteles Lança Programa Saúde Digital em Alagoinha do Piauí

COMPARTILHAR

O programa, implementado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já alcançou 200 municípios e realizou aproximadamente 100 mil atendimentos.

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta segunda-feira (26), o município de Alagoinha do Piauí, no sul do estado, para implementar o Programa Saúde Digital. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já foi implantada em 200 municípios e contabiliza cerca de 100 mil atendimentos.

Durante a cerimônia, o governador enfatizou a importância do programa para a população. “Ao levar o médico, ainda que por meio de um computador, mas com o apoio de um profissional de saúde local, estamos humanizando o atendimento e aproximando especialistas da comunidade,” afirmou o gestor.

Fonteles ressaltou que esse modelo de atendimento tem o potencial de resolver mais de 80% dos problemas de saúde, permitindo que os hospitais se concentrem em casos que realmente necessitam de internação. “O Piauí Saúde Digital já chegou a 200 municípios e 800 unidades básicas de saúde, como a de Alagoinha. Com 100 mil atendimentos realizados até agora, a expectativa é de alcançar essa marca mensalmente à medida que o programa se expanda. É uma verdadeira revolução para a saúde pública do Piauí”, concluiu o governador.

A enfermeira Francideives, que atua no Programa Saúde Digital na Unidade Básica de Saúde do município, afirmou que a população já está sendo atendida por especialistas e clínicos gerais desde o dia 2 de agosto. “Temos recebido uma boa aceitação, especialmente dos profissionais, pois a maior dificuldade da população era conseguir marcar consultas e se deslocar até Picos ou Teresina em busca de atendimento médico. O Saúde Digital facilita o acesso ao médico, reduz despesas tanto para os pacientes quanto para o município em relação ao transporte, e todos estão aprovando essa nova forma de atendimento”, destacou a enfermeira.

Ela também enfatizou que as consultas oferecidas pelo Saúde Digital são de alta qualidade, com profissionais de diversas cidades do Brasil, que demonstram grande atenção aos pacientes. “Além disso, temos a presença de clínicos gerais, e o tempo máximo de espera é de cerca de 10 minutos, muito menor que em consultas presenciais. Alagoinha está de parabéns por essa iniciativa do Governo do Piauí”, ressaltou Francideives.

A UBS oferece atendimento com especialistas em psiquiatria, cardiologia, neurologia, pediatria, endocrinologia e dermatologia, além de outras especialidades, e os exames são realizados de forma ágil. O resultado do eletrocardiograma, por exemplo, fica pronto em menos de cinco minutos, o que aumenta significativamente a satisfação dos pacientes.

Carla Roberta, dona de casa, já utilizou o Programa Saúde Digital em Alagoinha três vezes. “Esse programa mudou minha vida completamente. Agora, não preciso mais ir até Picos para receber atendimento médico”, comemora a paciente.