
Remoção de solo contaminado por óleo atinge 200 toneladas na BR-343, em Piripiri
Cerca de 200 toneladas de solo contaminado por óleo diesel estão sendo retiradas nas margens da BR-343, em Piripiri, após o tombamento de uma carreta na última quarta-feira (2). A operação de limpeza está sendo conduzida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que informou ainda não haver previsão para a conclusão dos trabalhos.
De acordo com Renato Nogueira, auditor fiscal da Semarh e especialista em acidentes com produtos químicos perigosos, o óleo derramado permanece confinado e apresenta baixa capacidade de penetração no solo. Isso contribui para facilitar o processo de remoção e minimizar os impactos ambientais na área.

As ações de raspagem e reconformação do terreno – que visam restaurar o relevo original e corrigir deformações – só foram iniciadas após a transferência do óleo restante para um tanque de contenção e a retirada do veículo acidentado.
“O solo sofreu impacto direto, com estimativa de contaminação entre 150 e 200 toneladas. Esse material está sendo removido e será descartado de forma ambientalmente segura. Ao final da operação, uma nova vistoria será feita no local”, afirmou Renato Nogueira.
A Semarh também informou que um curso d’água localizado a cerca de 500 metros do ponto do acidente foi monitorado e, até o momento, não apresenta sinais de contaminação.