Início Economia Reunião com técnicos da Semec discute a execução do Programa Pobreza Menstrual

Reunião com técnicos da Semec discute a execução do Programa Pobreza Menstrual

COMPARTILHAR

“Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) se reuniram na manhã desta terça-feira (12) no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, para planejar a execução do “Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual” na Rede Municipal de Educação. Durante a reunião foi discutida a elaboração de material informativo que será entregue aos gestores em um encontro programado ainda para este mês. Após essa etapa, o programa será executado nas escolas.

A pobreza menstrual, também conhecida como precariedade menstrual, refere-se à falta de acesso a produtos que permitam uma higiene adequada durante o período menstrual. Isso está relacionado à carência de recursos, bem como à falta de infraestrutura adequada no ambiente. Além disso, está ligado à ausência de educação sobre como gerenciar adequadamente a higiene menstrual.

O programa será implementado em escolas municipais de período parcial e integral. A Escola Municipal Professor João Porfírio De Lima Cordão, localizada na zona sudeste de Teresina, será a primeira unidade de ensino a receber o programa neste ano. Posteriormente, ele será estendido a todas as escolas da rede municipal.

“Estamos preparando dois folhetos informativos: um voltado para as alunas e suas famílias e outro para os gestores escolares explicando o fundo rotativo. As escolas que receberem esse fundo terão autonomia para adquirir os absorventes”, explicou Raissa Borges, assistente social da Semec.

O público-alvo do programa são alunas devidamente matriculadas na Rede Municipal de Educação que estejam cursando o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idades entre 9 e 29 anos.