
A Rússia realizou um ataque em larga escala com drones contra Kryvyi Rih, na região central da Ucrânia, na madrugada de quarta-feira (26) no horário local, correspondendo à noite de terça-feira (25) no Brasil. A cidade, que é o berço do presidente Volodymyr Zelensky, sofreu fortes impactos.
O chefe da administração militar local, Oleksandr Vilkul, informou que o ataque causou grande destruição em algumas áreas, mas, felizmente, não houve vítimas fatais.
“Todos estão vivos, graças a Deus. Um verdadeiro milagre. Grandes destruições”, declarou em uma rede social. Segundo ele, ao menos 15 explosões foram registradas.
Com aproximadamente 600 mil habitantes e localizada a 400 km de Kiev, Kryvyi Rih tem sido alvo frequente de ataques russos.
O bombardeio ocorreu poucas horas após os Estados Unidos anunciarem que Rússia e Ucrânia haviam chegado a um acordo sobre um cessar-fogo no Mar Negro e a suspensão de ataques contra instalações de energia em ambos os países.
Os dois acordos foram resultado de negociações conduzidas por representantes dos EUA com delegações russas e ucranianas nos últimos dias. O cessar-fogo no Mar Negro é considerado crucial para garantir o escoamento da produção agrícola da Ucrânia.
Em relação à infraestrutura energética, tanto usinas de energia quanto refinarias de petróleo têm sido alvos constantes de bombardeios por parte de ambos os países nos últimos meses.