A avaliação tem como objetivo diagnosticar a qualidade do ensino nas escolas públicas das redes municipal e estadual.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando uma ampla mobilização para garantir a participação dos estudantes da rede pública nas provas do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (Saepi) 2024, que ocorrerão entre 18 e 29 de novembro. O objetivo da avaliação é diagnosticar a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais e municipais. No total, 318.149 estudantes serão avaliados, abrangendo alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
A aplicação dos testes será dividida em dois períodos: de 18 a 22 de novembro, os alunos das escolas estaduais farão provas de Língua Portuguesa e Matemática, e entre 25 e 29 de novembro, os estudantes das redes municipais de todo o estado participarão da avaliação.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância dessa avaliação para o aprimoramento do ensino. “O Saepi é fundamental para compreendermos o desempenho dos alunos e nos oferece dados valiosos para implementar ações que melhorem a educação”, explicou. Ele também destacou que a avaliação prepara os alunos para desafios futuros, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Neste ano, a avaliação foi expandida para incluir um número maior de turmas das escolas municipais, como parte de um esforço conjunto entre a Seduc e os municípios para obter um panorama mais detalhado da educação no Piauí.
Segundo o secretário, os resultados do Saepi orientarão diretamente as ações de programas como o Acelera Seduc e o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). “Participar dessa avaliação é crucial para que as escolas públicas continuem avançando e garantindo uma educação de qualidade para todos os estudantes do estado”, concluiu Bandeira.