Através do Cieges, a Sesapi disponibilizará ao público externo uma plataforma de dados com diversas informações de saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) inaugurou, nesta terça-feira(30), a sala do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (Cieges). O Piauí é o quinto estado do país a implantar a ferramenta, que visa organizar e disponibilizar dados consolidados da saúde pública para os gestores, por meio de painéis dinâmicos e individualizados.
O desenvolvimento do banco de dados do Cieges contou com o apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, este é um marco para melhoria dos serviços de dados em saúde do Piauí. “Com esta ferramenta será possível que os gestores, tanto do estado como dos municípios e à população, tenham acessos a informações integradas de vários sistemas, que são consolidadas pelo Cieges, e com isso possam tomar decisões no âmbito da saúde”, destaca.
Através do Cieges, a Sesapi disponibilizará ao público externo uma plataforma alimentada em tempo real, com banco de dados com diversas informações de saúde.
“O Brasil começa a olhar para o Piauí por conta dessas inovações que estão acontecendo, e dentro da saúde um sistema como este vai ajudar a termos informações precisas, limpas, que auxiliem os gestores nas suas ações”, disse o diretor executivo do Conass, Jurandi Frutuoso.
No momento o sistema está funcionando apenas para consulta interna, mas será liberado ao público em breve. A ferramenta permitirá o monitoramento da situação de saúde, aumentando a efetividade das políticas públicas, insumos e intervenções e resultados por meio da coleta de dados dos sistemas de informações nacionais e estaduais, contemplando os hospitais, unidades de saúde, laboratórios, sistemas de vigilância em saúde e epidemiológica com enfoque nas regiões e macrorregiões de saúde do estado do Piauí.
“O Cieges utiliza ferramentas e metodologias para identificar padrões e tendências em grandes volumes de dados e informações, criando insights relevantes para a tomada de decisões rápidas e estratégicas em diferentes áreas de gestão de planejamento, orçamentos e finanças, recursos humanos, de saúde pública, dentre outras”, pontua o diretor de Planejamento da Sesapi, Clécio Lopes.