O Festival de Inverno de Pedro II, evento que segue até esse domingo (11), na cidade de Pedro II, conhecida como suíça piauiense, devido ao clima serrano e temperaturas amenas, reúne música, artesanato e turismo.
Na solenidade de abertura, que foi bastante prestigiada, a prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, recebeu o governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho; o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho; secretários de Estado da Cultura, do Trabalho e Emprego, da Administração e da Segurança, Carlos Anchieta, Francisco Limma, Samuel Nascimento e Chico Lucas, respectivamente; deputado federal Francisco Costa; deputados estaduais Felipe Sampaio, Dr. Vinícius, Wilson Brandão, Severo Eulálio e Ana Paula; entre outras autoridades, visitantes e a população de Pedro II.
“Para o Sebrae é uma enorme satisfação contribuir com esse festival desde a sua primeira edição. São 17 anos investindo em capacitações e consultorias para alavancar os pequenos negócios da cidade, gerar emprego e renda e promover o desenvolvimento local. Nesta edição, além das capacitações para preparar a cidade para o Festival, estamos com a Vila Empreendedora, com 70 estandes, e uma Vila Gastronômica, com 10 estandes. O evento mais uma vez será sucesso, destacando Pedro II como referência em empreendedorismo e como destino turístico do Piauí”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, durante a solenidade de abertura.
Durante o Festival, o Sebrae promove a Vila Empreendedora, feira multissetorial que funciona de 9h às 22h, com exposição e comercialização de mais de 70 empresas dos segmentos de alimentação, gemas e joias, tecelagem e artesanato. O Sebrae comanda ainda a Vila Gastronômica, que funciona a partir das 18h, com 10 empreendimentos comercializando o melhor da culinária regional.
“Eu como deputado estadual e filho de Pedro II só tenho a agradecer a todos que contribuiram para a realização deste festival, que acredito que será o melhor de todos. Destaco a grande parceria do Sebrae, que é co-realizador deste evento desde a primeira edição, realizada em 2004. Nossa cidade está preparada para receber os visitantes, com o melhor da culinária, ecoturismo e joalheria de opala. Todos são muito bem vindos a nossa cidade”, pontuou o deputado estadual Wilson Brandão.
Entre as ações realizadas pelo Sebrae para preparar Pedro II para o festival estão palestras sobre atendimento, negócio digital, segurança sanitária e boas práticas de produção de alimentos. Também foram ofertadas consultorias de design para produtos de artesanato, visual merchandising, vitrinismo e melhorias do espaço do Mercado Municipal.
“Parabenizo todos os parceiros que se uniram para o retorno desse festival, que reúne boa música, gastronomia e artesanato. Para que todos possam curtir na mais absoluta segurança, destacamos um efetivo de mais de 300 homens, com todas as formas de patrulhamento. Queremos proporcionar o melhor para a população e para os visitantes de Pedro II”, disse o secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas.
De acordo com a prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, realizar evento de tamanha magnitude, como o Festival de Inverno, só é possível com a soma de esforços do poder público, da iniciativa privada e da população da cidade. “Temos o maior festival a céu aberto do Piauí, que é também o maior encontro de cultura do Norte e Nordeste do Brasil. São 17 anos de sucesso e nós pedrossegundenses estamos de braços abertos para receber cada um que escolheu nossa cidade para curtir esse evento. Todos serão felizes aqui”, declarou.
O Festival de Inverno de Pedro II é uma realização da Prefeitura de Pedro II em parceria com o Sebrae no Piauí e o Governo do Estado, com patrocínio da Equatorial Piauí, Caixa e Banco do Nordeste.