Início Educação Participantes premiados no Seduckathon 2025 dão início a intercâmbio em Portugal com...

Participantes premiados no Seduckathon 2025 dão início a intercâmbio em Portugal com foco em design de jogos e programação.

COMPARTILHAR

O propósito é aprimorar habilidades técnicas e criativas, estimulando o protagonismo dos jovens e ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

A primeira semana em Portugal tem sido marcada por desafios e entusiasmo para os estudantes e professores que conquistaram o Seduckathon 2025. O grupo chegou a Lisboa no último sábado (9) para participar de um intercâmbio no Centro de Inovação TUMO, reconhecido mundialmente por sua abordagem criativa no ensino para jovens.

De acordo com a programação da instituição portuguesa, os participantes estão vivenciando atividades imersivas no Laboratório de Gamificação e Representação de Espaço 3D, aprimorando competências técnicas e criativas ligadas ao design. A proposta é relacionar diretamente essa vivência aos projetos desenvolvidos durante o Seduckathon, ampliando o potencial e as possibilidades das criações.

“Essa parte prática de desenvolvimento de jogos está sendo muito interessante e desafiadora. Os instrutores da TUMO nos deram liberdade tanto para programar quanto para criar os templates”, destacou Kellyanne Silva, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Joel Ribeiro, de Teresina.

O intercâmbio segue até 6 de setembro e inclui acesso a laboratórios de programação web, visualização de dados, realidade virtual, inteligência artificial, robótica, impressão 3D, internet das coisas, produção musical e cinema digital. O objetivo é expandir habilidades técnicas e criativas, incentivando o protagonismo juvenil e a empregabilidade.

“Os conhecimentos que estamos adquirindo serão aplicados diretamente no nosso currículo, tanto nas questões técnicas quanto no nosso desenvolvimento cognitivo”, afirmou Ronielson Santos, estudante do Ceti Orlando Carvalho, de Oeiras.

Além das oficinas no TUMO, a agenda contempla visitas a startups, workshops com especialistas em tecnologia, design e empreendedorismo, além de experiências culturais que estimulam a criatividade e o desenvolvimento social.

O intercâmbio integra a premiação do Seduckathon 2025, considerado o maior hackathon de escolas públicas do mundo, organizado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI). As equipes que viajaram nesta etapa representam o Ceti Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX), Ceti Orlando Carvalho (Oeiras), Ceti Joel Ribeiro (Teresina) e Ceti Waldemar de Moura Santos (Caldeirão Grande do Piauí).

Nesta edição, o Seduckathon mobilizou mais de 9 mil estudantes. Ao todo, 130 alunos e 26 professores terão a oportunidade de viajar para o exterior, em grupos, até o fim do ano, com destinos que incluem Portugal, Alemanha, China, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.

Todos os custos — passagens, hospedagem, alimentação, seguro-saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico — são integralmente cobertos pelo Governo do Estado, por meio da Seduc.