Início Educação Rafael Fonteles fecha parcerias na China para fortalecer intercâmbio acadêmico e implantar...

Rafael Fonteles fecha parcerias na China para fortalecer intercâmbio acadêmico e implantar ensino de mandarim no Piauí.

COMPARTILHAR

Os acordos fazem parte da política de internacionalização da rede estadual de ensino e fortalecem a cooperação com os países do bloco Brics+.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve em missão oficial na China, onde participou de reuniões estratégicas com duas instituições de destaque: o Instituto de Economia Digital e Sistemas Artificiais (Ideas) e a Universidade Huaqiao (HQU). As agendas resultaram na assinatura de dois memorandos de entendimento (MoUs), consolidando mais um passo no processo de internacionalização da educação pública do estado.

O primeiro acordo foi firmado com o Ideas, sediado em Xiamen e vinculado à Parceria para a Nova Revolução Industrial (PartNIR) do grupo Brics. A parceria cria um programa de intercâmbio acadêmico entre o Piauí e a instituição chinesa, que atua em áreas como inteligência artificial e economia digital. O memorando contempla mobilidade estudantil e docente, participação em pesquisas conjuntas, treinamentos especializados e maior integração com os países do Brics+.

Segundo Rafael Fonteles, o entendimento permitirá que estudantes e professores da rede estadual participem de programas de intercâmbio internacional, fruto direto da competição tecnológica Seduckaton. “O instituto vai receber 20 alunos e 4 professores selecionados a partir do Seduckaton. Será a terceira equipe de escolas públicas do Piauí a realizar intercâmbio internacional, agora na China, em Xiamen. Depois, teremos também experiências em Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos, somando seis países no total”, destacou o governador.

Já o segundo memorando foi assinado com a Universidade Huaqiao, referência na promoção da língua e da cultura chinesas. O documento prevê a implantação de um curso de mandarim no Piauí, voltado para estudantes e profissionais interessados em comunicação internacional e intercâmbio cultural. Além da forte atuação na área linguística, a HQU também é reconhecida por sua excelência em engenharia, ciências naturais e ciências sociais.

Para o vice-presidente da instituição, Lin Hongyu, o acordo abre novas possibilidades de cooperação. “Esse intercâmbio será uma ponte importante. Ele vai ampliar ainda mais nossa colaboração com o Piauí e com o Brics, trazendo benefícios em diversas áreas”, afirmou.

As duas parcerias fazem parte da estratégia do governo estadual para internacionalizar a rede pública, promovendo formação técnica e cultural para estudantes e professores, ao mesmo tempo em que fortalece a cooperação institucional com países do bloco Brics+.