O evento acontece de 22 a 25 de agosto no Espaço Cultural Renato Russo e na Embaixada de Portugal em Brasília.
Brasília será palco do Módulo Circulante do Festival de Teatro Lusófono de 22 a 25 de agosto, com apresentações no Espaço Cultural Renato Russo e na Embaixada de Portugal. Em sua 15ª edição, o festival traz à capital federal espetáculos de três continentes, estendendo a programação, que tradicionalmente ocorre em Teresina entre 26 e 31 de agosto. A abertura oficial em Brasília contará com “Caim – leitura dramatizada”, uma adaptação do romance de José Saramago, interpretada por Henri Pagnoncelli. Na mesma noite, António Revez, da Companhia Lendias d’Encantar, apresenta “No Limite da Dor”.
O FestLuso tem como objetivo promover a integração do teatro em língua portuguesa, unindo produções de diferentes países lusófonos. “Nesta data tão importante, em que celebramos 15 anos de festival, conseguimos ampliar nosso alcance e chegar também a Brasília. Ao encerrar a programação na capital federal, damos início às apresentações em Teresina”, afirma Francisco Pellé, curador do evento.
O Festival de Teatro Lusófono desempenha um papel fundamental no intercâmbio e na aproximação entre criadores, produtores e artistas de países como Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Brasil.
“O FestLuso é único. Apenas o Piauí consegue reunir diversos países da língua portuguesa por meio do teatro. E agora, com essa expansão do festival para Brasília, só reafirma o quanto esse intercâmbio entre os países, por meio da arte, é bem aceito. O Grupo Harém está de parabéns pela iniciativa de levar o nome do teatro piauiense ainda mais além. Que seja mais uma edição de sucesso e vida longa ao Festival de Teatro Lusófono”, afirma o secretário da Cultura, Carlos Anchieta.
O Festluso tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Lei Paulo Gustavo e governo federal, além da Equatorial Piauí, por meio da Lei Rouanet. O evento é uma realização do Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções.
Programação – Módulo Circulante em Brasília
22 de agosto
18h – abertura Oficial
Espetáculo Caim – Leitura Dramatizada (Rio de Janeiro)
Local: Embaixada de Portugal
20h – Espetáculo: No Limite da Dor (Portugal)
Local: Centro Cultural Renato Russo
23 de agosto
20h – Espetáculo: Confiando Confinado (Portugal)
Local: Centro Cultural Renato Russo
24 de agosto
20h – Espetáculo: Amílcar Geração (São Tomé e Príncipe)
Local: Centro Cultural Renato Russo
25 de agosto
18h – Espetáculo: Segredo do Rio (Portugal)
Local: Centro Cultural Renato Russo
Fonte: Governo do Piauí