Início Economia Desenvolvimento Sustentável: Prefeitura de Teresina participa de evento para promoção da sustentabilidade...

Desenvolvimento Sustentável: Prefeitura de Teresina participa de evento para promoção da sustentabilidade na Costa Rica

COMPARTILHAR

A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), participa entre os dias 4 e 6 deste mês de Julho, da Academia das Cidades, na Costa Rica, para capacitação da 2ª fase do CITinova II.

O CITinova tem como objetivo apoiar a capital do Piauí e demais cidades da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE), na elaboração e implementação do planejamento urbano integrado, em prol do desenvolvimento e com benefícios ambientais globais. “A RIDE é o foco desse projeto que vai envolver diversos âmbitos das gestões municipais que integram a região, estamos animados com os primeiros resultados e ansiosos para a realização das próximas etapas”, aponta Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

O CITinova II iniciou sua segunda fase ainda em 2022, e Teresina, juntamente com Belém (PA) e Florianópolis (SC), passou a integrar o projeto. Essa iniciativa é focada em promover mais sustentabilidade nas cidades brasileiras, disponibilizando o que há de mais avançado em conteúdo, soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas para a promoção de gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável.

O CITinova é uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Prefeitura de Timon e o WRI Brasil, sendo financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). “Este é um evento de grande importância para a nossa capital, nos coloca no mesmo patamar de outros municípios como Brasília e Recife que integram os projetos pilotos desenvolvidos por meio dessa parceria”, complementa Leonardo Madeira.

As ações de integração e desenvolvimento preveem um módulo digital da Aglomeração Urbana Teresina-Timon, uma plataforma com dados geoespacializados que vai auxiliar no planejamento urbano integrado; o desenvolvimento de planos metropolitanos integrados, como o Plano de Ação Climática e o Plano de Mobilidade Sustentável; uma proposta de modelo de gestão metropolitana, para que haja melhor integração entre os municípios; e o ‘Piloto de mitigação: quadra de baixa emissão’, que busca soluções urbanas de baixo carbono, passíveis de replicação em outras cidades.

“Por meio da parceria, a Prefeitura de Teresina terá a possibilidade de introduzir e implementar práticas, ferramentas e soluções inovadoras para o fortalecimento do planejamento urbano sustentável a partir de estudos técnicos que visam a conservação da biodiversidade”, conclui Leonardo Madeira.

Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE)

A Ride da Grande Teresina é formada pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D´arco do Piauí, Teresina e União, no Estado do Piauí, e pelo município de Timon, no Estado do Maranhão.