Balé da Cidade de Teresina marca o Dia Internacional da Dança com ações do projeto DançaOcupa no Teatro João Paulo II
Em homenagem ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Balé da Cidade de Teresina realiza uma série de atividades culturais por meio do projeto DançaOcupa, no Teatro João Paulo II, localizado na zona Sudeste da cidade. A data, instituída pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, ressalta a importância da dança como manifestação artística e instrumento de transformação social.
Reconhecido por sua atuação na promoção e desenvolvimento da dança contemporânea no estado do Piauí, o Balé da Cidade reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso com a ampliação do acesso à arte e com o fortalecimento das expressões culturais locais.
O DançaOcupa oferece oficinas e apresentações gratuitas, voltadas especialmente para comunidades periféricas, valorizando artistas locais e promovendo a troca de saberes entre diferentes públicos e profissionais da dança.
A próxima apresentação está marcada para o dia 30 de abril, às 19h, quando a companhia se apresentará ao lado da plataforma Dança Que Temos Feito. Na ocasião, serão encenados os espetáculos Atrás da Porta (Balé da Cidade de Teresina) e Valentar (plataforma Dança Que Temos Feito).
Além das apresentações, o projeto conta com ações formativas. Nos dias 5, 7 e 8 de maio, das 17h30 às 20h30, o bailarino Alex Gomes ministrará a oficina O Corpo Circense na Dança, voltada à integração entre técnicas circenses e a linguagem da dança contemporânea, com foco em consciência corporal, expressão e criatividade. As inscrições estão disponíveis online: Link para inscrição
Segundo a diretora da companhia, Chica Silva, o Dia Internacional da Dança vai além de uma celebração simbólica. “A dança nos ensina a ouvir o que o mundo tenta silenciar. Cada passo no palco representa também um avanço coletivo. Celebrar a dança é celebrar a vida em constante movimento, com coragem, beleza e propósito”, afirma.
Mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), o Balé da Cidade é um espaço de resistência artística, formação profissional e defesa da dança como um direito cultural.
O projeto DançaOcupa é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do edital Totó Barbosa, com apoio da Secult-PI, Governo do Piauí e Governo Federal. Acompanhe a programação completa pelo Instagram oficial: @baledacidadedeteresina.
