O conselho é uma iniciativa fundamental para assegurar a participação ativa da sociedade na supervisão e avaliação dos serviços públicos prestados pelo Estado.
A ouvidora da Secretaria das Mulheres (Sempi), Roberta Mara, participou de uma reunião para discutir o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos do Estado do Piauí (CEUSP), realizada nesta terça-feira (20) no Centro Administrativo.
O conselho é uma iniciativa fundamental para garantir a participação ativa da sociedade na supervisão e avaliação dos serviços públicos oferecidos pelo Estado.
Roberta Mara destacou a importância da criação do CEUSP no Piauí, considerando-a uma oportunidade valiosa para que a população se manifeste sobre os serviços públicos. “A população e os servidores estarão monitorando e avaliando o que está sendo realizado, além de verificar a qualidade e a satisfação dos serviços”, afirmou.
O CEUSP será composto por 30 membros, sendo 15 representantes dos usuários dos serviços públicos e 15 representantes dos órgãos da Administração Pública Estadual. Este grupo terá a responsabilidade de acompanhar a prestação dos serviços públicos, propor melhorias, definir diretrizes para um atendimento adequado e avaliar a atuação da Ouvidoria-Geral e da Controladoria-Geral do Estado, entre outras funções. É importante ressaltar que agentes públicos vinculados ao governo estadual ou pessoas ligadas a concessionárias de serviços públicos não poderão representar os usuários.
Para garantir uma ampla participação popular, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-PI) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI) decidiram prorrogar o prazo para inscrições de representantes dos usuários no CEUSP até o dia 2 de setembro. Os interessados em fazer parte do conselho podem acessar o edital e realizar a inscrição no site do governo.