Início Política União Brasil indica Frederico Siqueira, da Telebras, para Ministério das Comunicações; Planalto...

União Brasil indica Frederico Siqueira, da Telebras, para Ministério das Comunicações; Planalto ainda não oficializa

COMPARTILHAR

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, anunciou nesta quarta-feira (23) que o partido, junto com o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), indicou o executivo Frederico Siqueira para assumir o comando do Ministério das Comunicações.

Atualmente, Siqueira é presidente da Telebras, estatal vinculada à pasta das Comunicações. Apesar da indicação, o Palácio do Planalto ainda não confirmou oficialmente a escolha. Segundo apuração da TV Globo, “Fred” Siqueira, como é conhecido no setor, esteve no Planalto nesta quarta-feira. No entanto, sua presença não consta na agenda oficial divulgada pelo governo. A indicação teria sido apresentada diretamente ao presidente Lula por Alcolumbre nesta quinta.

A cadeira de ministro das Comunicações está vaga desde 8 de abril, quando Juscelino Filho (União-MA) deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de irregularidades no uso de emendas parlamentares.

Inicialmente, o União Brasil havia indicado o deputado Pedro Lucas (MA), líder da bancada na Câmara, para o cargo. Ele chegou a se reunir com o presidente Lula e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, no Palácio da Alvorada, sendo apontado como o futuro ministro. No entanto, nesta terça-feira (22), Pedro Lucas divulgou uma nota pedindo desculpas a Lula e recusando a indicação.

Nos bastidores, a desistência teria sido motivada por disputas internas no União Brasil e pelo receio de seu grupo político, próximo a Antonio Rueda, de perder influência na bancada da Câmara caso ele assumisse o ministério.

Quem é Frederico Siqueira?

Segundo informações do site da Telebras, Frederico de Siqueira Filho é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco e tem mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações e tecnologia da informação. Durante 21 desses anos, atuou na empresa Oi, onde ocupou cargos de liderança em áreas como operações, planejamento, regulação institucional e comercial.

Sua biografia também destaca conhecimentos em administração, ciência política, comunicação e gestão em diversas áreas, como crises, terceiros e projetos.