A cooperação integra a iniciativa do Governo de criar mil oportunidades de emprego para jovens no Piauí.
O programa Oportunidade Jovem, lançado pelo Governo do Estado em 2023 para aproximar jovens do mercado de trabalho, passará a utilizar a plataforma Coletivo Jovem, do Instituto Coca-Cola Brasil e Solar Coca-Cola, como ferramenta de capacitação. Essa iniciativa faz parte do eixo final do programa, que visa a contratação de jovens por empresas privadas.
A plataforma Coletivo Jovem, que oferece capacitação profissional por meio do WhatsApp, aborda temas como elaboração de currículos e planejamento financeiro. Ela será integrada a uma plataforma do Governo do Piauí, com o objetivo de preparar jovens de 18 a 29 anos da rede pública para o mercado de trabalho.
O termo de cooperação foi assinado nesta terça-feira, dia 27, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Piauí (SDE), em Teresina. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Marques, o vice-presidente de Inovação da Investe Piauí, Cristiano Vargas, a diretora regional da Solar Coca-Cola, Renata Melo de Andrade, além de representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan), da Secretaria de Assistência Social (Sasc) e da Coordenadoria da Juventude (Cojuv).
“Essa parceria proporcionará aos nossos jovens oportunidades valiosas através de duas plataformas essenciais. Vamos unir essas ferramentas para capacitar nossos jovens e, ao mesmo tempo, facilitar sua inserção no mercado de trabalho,” destacou a secretária Janaína Marques.
Renata Melo de Andrade, representante da Solar Coca-Cola, expressou satisfação em contribuir para a qualificação dos jovens através da plataforma Coletivo Jovem, considerada a de maior empregabilidade jovem no país. “Mais de 200 mil jovens em todo o Brasil já participaram da capacitação, e 60 mil conquistaram o primeiro emprego,” destacou a diretora.
Cristiano Vargas, por sua vez, anunciou que uma nova plataforma será lançada em setembro. “A Investe Piauí está liderando o desenvolvimento dessa plataforma, que irá unificar e centralizar todas as operações e projetos do Programa Oportunidade Jovem,” afirmou.
Quarto eixo – Primeira Oportunidade
O Primeira Oportunidade é o quarto eixo do Programa Oportunidade Jovem, maior programa de inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho da história do Piauí, lançado em 2023.
A iniciativa irá ofertar 1.000 vagas de primeiro emprego para jovens de 18 a 29 anos do Piauí, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade até o fim de 2024. Para incentivar as empresas, o Governo do Piauí irá pagar um valor às mesmas, nos três primeiros meses de contratação dos jovens.