A plataforma vai acelerar os processos de recrutamento.
Nesta segunda-feira (26), às 11h, o Governo do Estado, através da Investe Piauí, lançará o Portal Oportunidade no Palácio de Karnak. Esta plataforma, impulsionada por inteligência artificial, realizará o cruzamento de dados para direcionar vagas de emprego mais adequadas a jovens de 14 a 29 anos, com base no cadastro que eles fizerem no site. Empresas também poderão se cadastrar como parceiras, oferecendo vagas de emprego. A plataforma promete agilizar os processos de recrutamento.
O novo site utilizará mecanismos de seleção com base nos perfis de aptidões informados no cadastro. Isso significa que tanto empresas quanto jovens poderão se inscrever, respondendo a perguntas que formarão uma base de dados. A partir dessa base, a inteligência artificial identificará as melhores correspondências entre candidatos e vagas.
A plataforma faz parte do Programa Oportunidade Jovem, do Governo do Estado, e foi desenvolvida pela Investe Piauí em parceria com a Startup JM2 Tecnologia. O objetivo é integrar, em um único espaço, candidatos, empresas, governo e entidades parceiras, além de centralizar a divulgação de editais para monitorias, estágios e bolsas do governo.
Segundo Guilherme Bonfim, gerente de Projetos da Investe Piauí, “a missão é simplificar o processo de seleção. O site divulgará constantemente vagas de emprego e promoverá o desenvolvimento profissional dos participantes através de cursos oferecidos por empresas e parceiros, facilitando a inserção de jovens no mercado de trabalho com orientação profissional baseada em trilhas de conhecimento, geradas por uma IA.”
A plataforma também contará com menus e recursos de acessibilidade, como navegação simplificada, leitura de tela para pessoas com deficiência visual e ferramentas adaptadas a diferentes necessidades, assegurando a plena e equitativa igualdade de oportunidades.
O endereço do portal será divulgado durante o evento de lançamento, e o site entrará em funcionamento imediatamente.
Programa Oportunidade Jovem
O Programa Oportunidade Jovem, criado no ano passado, tem como objetivo inserir estudantes da rede estadual de ensino no mercado de trabalho. O lançamento do portal vem para fortalecer e expandir as ações do programa.
O Oportunidade Jovem oferece aos estudantes da rede pública estadual a chance de iniciar sua trajetória profissional, gerando oportunidades de emprego e trabalho. O programa é dividido em quatro ações: monitoria estudantil, estágio (curricular obrigatório e extracurricular), aprendizagem profissional e primeira oportunidade de trabalho e emprego. O governo contribui com o pagamento de bolsas e parte dos salários dos jovens por um período determinado, seja em instituições privadas ou públicas.