O abrigo está passando por várias melhorias como a aquisição de equipamentos e adequações na estrutura física.
A Vila do Ancião, em Teresina, comemora 46 anos de fundação, na sexta-feira (30). A coordenação do abrigo organizou uma programação para celebrar a data. Apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, Coral da Vila, composto pelas pessoas idosas institucionalizadas e servidores, corte do bolo e muita alegria fazem parte da programação que começa às 9h.
A instituição é mantida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). “Graças ao compromisso e a dedicação dos colaboradores e da coordenadora Venância Alves, estamos realizando um trabalho de qualidade na Vila do Ancião, instituição que vem recebendo bastante atenção da secretária da Assistência Social, Regina Sousa”, declara a superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso.
De acordo com a gestora, a Vila do Ancião está passando por várias melhorias como a aquisição de equipamentos e adequações na estrutura física como, por exemplo, a construção de um espaço para a enfermagem. “Tudo está sendo feito para proporcionar conforto e bem-estar às pessoas idosas acolhidas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPs) Vila do Ancião e Abrigo São José, em Parnaíba”, conta a superintendente.
Ela acrescenta que a Vila conta com 36 idosos acolhidos e chegou a sua capacidade máxima no sentido de garantir uma atenção integral à saúde, alimentação, lazer e apoio psicológico como manda a legislação. Segundo Gilvana, “cuidar de uma pessoa idosa exige muitos cuidados e uma equipe multiprofissional”.
Para a coordenadora do abrigo, Venância Alves, o Estado tem essa preocupação de assegurar uma vida digna para as pessoas institucionalizadas. “Cuidamos da integridade física, psíquica, da saúde, enfim, não podemos violar os direitos humanos da pessoa idosa”, afirma ela.
Para Maria Madalena, de 73 anos, o trabalho desenvolvido na Vila do Ancião é excelente. “O pessoal daqui é muito atencioso com a gente. Participo do coral, dos momentos de recreação e a nossa alimentação é muito boa”, elogia a idosa acolhida na casa.
Os idosos institucionalizados na Vila do Ancião participam do projeto Música Eficiente, terapia ocupacional, atendimento psicológico, pedagógico e fisioterapia.
Fonte: Governo do Piauí